domingo, 12 de julho de 2009

COMBATE A FOME

Países ricos querem acabar com a fome investindo US$ 15 bilhões


Os países reunidos na cúpula do G8 vão se comprometer a investir pelo menos 15 bilhões de dólares em três anos para combater a fome e garantir a segurança alimentar no mundo.

A informação está no esboço do documento final da cúpula sobre segurança alimentar, ao qual as agências de notícias tiveram acesso. A cúpula dos sete países mais ricos mais a Rússia, na cidade italiana de L'Aquila, termina nesta sexta-feira (10).

Nele, explica-se que os governos vão investir essa quantia em uma "estratégia coordenada e integral, centrada no desenvolvimento sustentável da agricultura".

"Seguimos profundamente preocupados com a segurança alimentar mundial, o impacto da crise financeira e econômica e a alta dos preços dos alimentos no ano passado, que afeta os países menos capazes de enfrentar o agravamento da fome e da pobreza", dizem os líderes no documento.

"Ainda que os preços dos alimentos básitos tenham baixado em relação aos seus níveis recordes de 2008, ele seguem em níveis historicamente elevados e instáveis."

O compromisso com a segurança alimentar, promovido pelo presidente dos EUA, Barack Obama, tem ênfases em práticas "sustentáveis" e frisa a importância de estimular o setor privado nos países que recebem ajuda.


Data: 10/7/2009
Fonte: Globo

Nenhum comentário: